O Seguro Patrimonial tem por objetivo proteger a continuidade do seu negócio. Este é o seguro vai cobrir os danos ao prédio e o conteúdo da sua empresa, reposição dos bens, maquinários, matéria prima e utensílios utilizado no seu negócio.
A base para contratação de um seguro patrimonial é a identificação do risco, o quanto você precisa para se restabelecer. Considerando que a incidência dos sinistros de incêndio vem aumentando drásticamente, não podemos deixar de questionar:
Em caso de incêndio, um evento em que seu dano seja TOTAL, o seguro cobre o restabelecimento integral de minha empresa?
Vejamos:
Hoje temos duas modalidades de contratação do seguro PATRIMONIAL no mercado segurador:
PRIMEIRO RISCO ABSOLUTO
É aquele em que a Seguradora responde pelo valor integral de qualquer sinistro até o Limite Máximo de Indenização (LMI) da cobertura reivindicada. Cada seguradora estipula um teto de valor para considerar o seguro a primeiro risco absoluto, ou seja, até esse valor determinado pela CIA. a indenização será total, respeitando o prejuízo apurado.
PRIMEIRO RISCO RELATIVO
O Limitime Máximo de Indenização foi contratado com um valor inferior ao VALOR REAL do bem. Neste caso, no momento do sinistro (momento de acionamento da apólice) a seguradora irá observar o valor declarado em apólice e, caso o valor declarado seja inferior a 80% ao VALOR APURADO no momento do sinistro o segurado participará dos prejuízos proporcionamente, aplicando-se neste caso a claúsula de RATEIO. Esse porcentual referência pode variar de seguradora para seguradora.
E aí? Em qual risco o seu patrimônio está segurado?
Marayse Coelho